segunda-feira, 31 de maio de 2010

Os animais da Ria Formosa

No âmbito da temática do Ensino da Escrita, desenvolvemos uma sequência didáctica sobre a Ria Formosa. O objectivo foi escrever textos informativos sobre os animais que aí vivem.
Para isto, a professora apresentou um documento em PowerPoint sobre a Ria Formosa onde aprendemos que esta é uma zona protegida, devido à sua vegetação e diversidade de habitats tão especial. Ocupa uma extensão de 60 km pela costa algarvia, entre o Ancão (concelho de Loulé) e a Manta Rota (Concelho de Vila Real de Santo António.
Dividimo-nos por grupos (de três elementos) e escolhemos um animal para fazermos um texto informativo sobre ele. Antes tivemos que passar por várias etapas:
- Escrita de um pré-texto a partir das características que conhecíamos do animal;
- Pesquisa e selecção de nova informação sobre o animal;
- Organização da informação e preenchimento o B.I. do animal;
- Escrita do texto informativo;
- Revisão dos textos elaborados.
Para conseguirmos realizar todas estas actividades, a professora deu-nos um texto informativo (sobre o pato) semelhante ao que teríamos que escrever, fizemos exercícios sobre frases simples e complexas e ainda um exercício de organização das ideias do texto, organizando-o em introdução, desenvolvimento e conclusão.
Todos nós tivemos que nos esforçar e empenhar muito para conseguirmos realizar os textos informativos que agora apresentamos. Mas valeu a pena!!! Além de ficarmos a conhecer melhor a Ria Formosa e os seus animais, aprendemos como devemos construir textos informativos.

Esperamos que gostem!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário