sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

"Na terra dos pinguins"

Na aula de hoje lemos e ouvimos, através da projecção com vídeo projector na tela, uma história chamada "Na terra dos pinguins" de António Torrado.

Clica aqui para leres a história!

Explorámos o texto e descobrimos palavras que, ao acrescentármos o afixo des, mudam o seu significado para o contrário, como por exemplo: preocupado/despreocupado. Foi muito engraçado porque percebemos que existem muitas palavras em que isto acontece e nunca tínhamos reparado nelas.
Na continuação da exploração da história, a professora leu uns conjuntos de palavras que exprimiam uma só palavra. No início pareceu-nos um pouco complicado, mas quando percebemos, tudo se tornou mais fácil. O conjunto que gostámos mais de adivinhar foi: pesado, grande, branco, fofinho. Conseguem adivinhar?... É o urso!

Por fim fizemos um jogo chamado "O elemento secreto". A cada grupo de dois elementos foi entregue uma folha com uma imagem. Esta tinha que ser descrita através de frases, mas sem utilizar a palavra que lhe correspondia. Depois cada grupo apresentou o seu trabalho para que os outros adivinhassem. Acertámos em todas!

4 comentários:

  1. Olá!
    Este trabalho que fizemos está muito giro e engraçado.
    O texto «Na terra dos pinguins» está muito engraçado.
    Beijinhos e até amanhã!

    ResponderEliminar
  2. Olá Pumas :)
    Parabéns ADOREI o vosso Blogue.
    Vocês são uns verdadeiros artistas!!!
    Os vossos dias devem ser uma descoberta constante, que sorte!!!
    Beijinhos... e bom trabalho!!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns! Têm um blogue muito engraçado.

    ResponderEliminar
  4. Malta este trabalho está sensacional! Espero que continuemos assim

    ResponderEliminar