terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O Circo

Hoje dia 11 de Dezembro de 2009 fui ao circo com os meus colegas e amigos da escola. Vimos araras, cães, palhaços e um homem que tocava vários instrumentos musicais.
As araras andaram de bicicleta, patins e numa carrinha 4x4.
Os cães eram amestrados. O primeiro passeava o nenuco e um outro saltava por cima das barras.
Os palhaços ligavam um rádio e depois vinha o palhaço rico, pegava no rádio e deitava-o para um caixote com tampa.
Gostei de ouvir o homem a tocar música e de tudo o resto.
Foi uma manhã muito bem passada!

Texto: Tiago
Desenhos: Catarina G. e Isaías

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

"Na terra dos pinguins"

Na aula de hoje lemos e ouvimos, através da projecção com vídeo projector na tela, uma história chamada "Na terra dos pinguins" de António Torrado.

Clica aqui para leres a história!

Explorámos o texto e descobrimos palavras que, ao acrescentármos o afixo des, mudam o seu significado para o contrário, como por exemplo: preocupado/despreocupado. Foi muito engraçado porque percebemos que existem muitas palavras em que isto acontece e nunca tínhamos reparado nelas.
Na continuação da exploração da história, a professora leu uns conjuntos de palavras que exprimiam uma só palavra. No início pareceu-nos um pouco complicado, mas quando percebemos, tudo se tornou mais fácil. O conjunto que gostámos mais de adivinhar foi: pesado, grande, branco, fofinho. Conseguem adivinhar?... É o urso!

Por fim fizemos um jogo chamado "O elemento secreto". A cada grupo de dois elementos foi entregue uma folha com uma imagem. Esta tinha que ser descrita através de frases, mas sem utilizar a palavra que lhe correspondia. Depois cada grupo apresentou o seu trabalho para que os outros adivinhassem. Acertámos em todas!

Visita ao Museu Arqueológico de Loulé

No dia 30 de Novembro, fomos ao Museu Arqueológico de Loulé. A nossa professora Ana Margarida levou-nos lá porque estamos a trabalhar conteúdos relacionados com a História de Portugal. Realizámos 2 actividades:
- visita ao museu;
- oficina de escavação.

Na primeira actividade, uma senhora do museu mostrou-nos peças antigas do tempo dos Romanos e Árabes. Ficámos a conhecer a evolução do Homem ao longo dos séculos, bijutaria de senhora (feita com ossos), objectos em barro, moedas, pedras com inscrições e ainda pudemos observar as ruínas de uma habitação islâmica.
Na segunda actividade procurámos peças de barro, num recipiente com areia, com a ajuda do colherim e do pincel. Por fim colámos as diferentes partes e construímos dois pratos e uma tigela. Aprendemos ainda que, no tempo dos Árabes, Loulé se chamava Al-ulyã, que significa «no cimo do monte».
Esta foi uma visita onde aprendemos e nos divertimos muito!



No fim desenhámos o que mais gostámos.


Desenhos feitos pela Daniela e pelo Isaías, respectivamente.

Expressões Idiomáticas

Começámos por ler as frases que a professora entregou a cada grupo, relacionadas com a História de Portugal. Percebemos que, em cada frase, existiam expressões das quais não conhecíamos o sentido. Chamavam-se expressões idiomáticas e foi-nos proposto substituí-las por outras palavras conhecidas com o mesmo significado. Assim fizemos e, no fim, construímos um PowerPoint que aqui colocamos.

26 de Novembro de 2009, Diogo e Marcos